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domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fórmula 1 de 2010

Mudanças no regulamento da temporada 2010 da F1 projetam disputa nervosa nas pistas

 

 A Federação Internacional de Automobilismo permanece na eterna busca de devolver à Fórmula 1 os bons tempos de competição, com emocionantes ultrapassagens. Na tentativa, a instituição resolveu fazer um pacote de mudanças bastante significativo para o ano de 2010, para motivar tanto quem corre, quanto quem assiste.

A primeira alteração, e a mais emblemática delas, é em relação ao reabastecimento. A partir deste ano, as equipes deverão largar com quantidade de combustível suficiente para todo o circuito. E só poderão entrar nos boxes para realizar reparos rápidos ou troca de pneus.

Segundo a FIA, a regra – que já chegou a valer entre os anos de 1984 e 1993 – está relacionada à redução de custos de transporte do equipamento de reabastecimento, além de ser um incentivo para que os projetistas melhorem a economia de combustível e reduzam o peso dos carros. Na prática, a mudança influenciará toda competição.
Isso porque, todos os carros largarão pesados, com o tanque cheio. Logo, leva vantagem quem tem o motor mais econômico, o carro mais leve e o piloto que saiba administrar as aceleradas até a chegada da bandeira quadriculada. "É a mudança mais importante no regulamento. Os carros vão largar com cerca de 180 kg de combustível, enquanto costumavam a largar com 80 kg. O carro não manterá o mesmo comportamento durante a corrida, o que significa que o piloto deverá saber quando acelerar e dosar o uso de freios e dos pneus", analisa Celso Itiberê, jornalista e comentarista de Fórmula 1 da rádio CBN, reforçando que os pilotos não poderão exceder o limite de 18 mil giros do motor.

 

As regras da FIA para 2010

# Reabastecimento: As equipes não poderão reabastecer, devendo largar do gride com combustível suficiente para todo o circuito.
# Boxes: Os pilotos passam pelos boxes apenas para fazer a troca de pneus e pequenos reparos.
# Pontos: O primeiro colocado recebe 25 pontos, enquanto o segundo ganha 18 pontos. Do terceiro ao décimo colocados, os pilotos levam 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 ponto.
# Pneus: O número de jogos de pneus permitidos para a pista seca por equipe foi reduzido de 14 para 11. A única fornecedora da Fórmula 1 é a Bridgestone. A FIA também vetou o uso de mantas que aquecem os pneus na largada.
# Substituição de piloto: Caso a equipe queira mudar de piloto, para participar da temporada, o profissional deverá estar fora da Fórmula 1, por pelo menos, duas temporadas.
# Aerodinâmica: Serão permitidos seis testes de aerodinâmica por equipe. Mas há ressalva. A escuderia pode trocar qualquer dia de testes por quatro horas no túnel de vento.
# Peso: A FIA aumentou o peso mínimo dos carros de 605 kg para 620 kg.

Mais informações aqui.

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